• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Operações combatem crimes ambientais e tráfico de drogas em Santarém

Operação na orla fluvial
A Polícia Civil em Santarém, oeste do Pará, divulgou nesta terça-feira (29), os resultados de duas operações policiais para combate a crimes contra o meio-ambiente e ao tráfico de drogas na região. Em uma das ações policiais, dois homens foram presos em flagrante com drogas e 37 trouxas com pasta de cocaína foram apreendidas. Em outra operação, denominada de “Água Doce”, realizada na orla fluvial, as praias de Juá, Maria José e Arariá e o leito do rio Tapajós, foram alvos de abordagens de policiais militares e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém – SEMMA. A ação contou com a embarcação “Karianni”, lancha de abordagem rápida e descaracterizada. Os agentes fizeram levantamentos nas praias e balneários da cidade para identificar pontos por onde flui o trânsito não permitido de veículos nas praias.
O tráfego irregular traz, além do dano ao meio ambiente, a insegurança para a população frequentadora dos locais. Os agentes também fiscalizaram embarcações de pequeno porte que circulam na região com mais frequência devido o aumento da população de turistas no período de Natal e Final de Ano. “Nessa época o trabalho preventivo é mais intensificado. Verificamos na operação uma quantidade considerada de pessoas que utilizam o rio como via de deslocamento para suas comunidades, trafegando sem o mínimo de equipamentos de segurança, o que traduz em risco potencial às suas vidas”, explicou o delegado Gilberto Aguiar, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas. O trabalho ocorreu de forma mais intensa no período noturno. Foram patrulhadas as praias, através de lanchas, para impedir o tráfego de veículos na praia para consumo de entorpecentes.
Policiais flagram veículo em local proibido

Policiais na praia

Segundo denúncias, os criminosos utilizam armas de fogo para intimidar os moradores da região. Um condutor foi flagrado trafegando pela praia da Maria José, na encosta do aeroporto internacional de Santarém, com um veículo modelo picape. Ele foi autuado pela SEMMA por crime ambiental e conduzido à 16ª Seccional urbana de Santarém para as formalidades legais.
A operação foi coordenada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas e integrou policiais da 16ª Seccional Urbana de Santarém, Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e Polícia Militar, por meio do Grupamento Tático Operacional – GTO e do Comando de Policiamento Regional – CPR-I, com comando do delegado Elinelson Oliveira, de Óbidos.
Traficantes presos
Apreensões


DROGAS Outros dois homens foram presos por tráfico de drogas, no último dia 23, durante operação policial coordenada pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas. Um dos presos é conhecido por “Marquinho”, de nome Marcos Paulo Ribeiro Guimarães, 19 anos, localizado no bairro São José Operário, em Santarém.
O comparsa dele na venda de drogas, traficante de apelido “Gato Preto”, foi preso em agosto passado, durante a Operação “Impacto”, e atualmente está recolhido na Penitenciária Silvio Hall de Moura, no município. Após a prisão de “Gato Preto”, Marcos tentou se estabelecer na área que, anteriormente, tinha atividades do tráfico de drogas controladas pelo traficante preso. Na casa de “Marquinho”, 37 trouxas com pasta de cocaína foram apreendidas. A operação que levou a prisão de Marcos foi executada pela 16ª Seccional Urbana de Santarém, sob a direção do delegado Nelson Nascimento, e  policiais da Superintendência e Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) de Santarém.


Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter