• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Com prévias hoje, PT quer definir candidato

Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) vão hoje às urnas escolher o pré-candidato à Prefeitura de Belém - que terá o nome referendado na convenção a ser realizada em junho deste ano. Serão 45 urnas espalhadas por 19 locais de votação e são esperados 9.011 petistas. Estão aptos a votar os que se filiaram à legenda há mais de um ano e estão em dia com a contribuição partidária.
A votação será manual porque, em virtude do plebiscito sobre a divisão do Estado, realizado em dezembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não pôde ceder as urnas eletrônicas.
Para preparar a militância a votar, os candidatos participaram de oito debates que reuniram, no total, dois mil militantes.
O maior deles foi realizado no bairro da Sacramenta, com 600 pessoas. “A tônica dos debates foi a situação caótica dos serviços públicos em Belém”, contou o presidente do Diretório Municipal do PT em Belém, Apolônio Brasileiro.
As prévias do PT são fato inédito na história da legenda no Pará. Ainda sob a ressaca da derrota nas eleições ao governo do Estado, a direção petista aderiu ao velho ditado popular de fazer do limão (ausência de um candidato de consenso) uma limonada (um evento capaz de mobilizar a militância). A expectativa é de que ao escolher o candidato pelo voto direto dos filiados, o partido consiga mobilizar os petistas em torno de um único nome e dessa forma aumentar as chances de um vitória na disputa municipal em outubro. “Nenhum dos candidatos tem hoje apelo individual.
Quem quer que seja o escolhido, vai começar bem abaixo nas pesquisas, mas com a militância mobilizada, terá chances de crescer”, admite o deputado estadual Carlos Bordalo, um dos nomes mais fortes da disputa das prévias. O deputado diz que a expectativa é de que se repita - apenas com final diferente - o que ocorreu com a atual prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que nas eleições para o governo do Pará, em 2001, saiu do traço nas pesquisas e acabou chegando ao segundo turno perdendo para o tucano Simão Jatene por pequena diferença de votos.
“Os debates foram importantes pela participação dos militantes e pela maturidade dos candidatos. Fomos nos acostumando com a sistemática ao longo do processo. Qualquer que seja o candidato, o PT vai trabalhar com entusiasmo, e isso faz toda a diferença”, aposta o deputado petista.
O vereador Alfredo Costa elogiou o “alto nível do debate e a participação dos militantes”. Costa está no terceiro mandato de vereador e é um dos favoritos da disputa ao lado de Bordalo.
Além de Bordalo, que é da tendência Articulação Socialista, e de Costa, da Articulação Unidade na Luta, disputam as prévias o deputado federal Cláudio Puty, indicado pela tendência Democracia Socialista (DS); Fábio Pessoa, indicado pela Articulação de Esquerda; Paulo Gaia, que não está ligado a nenhuma tendência, além do delegado João Moraes, que articula um grupo com apoio do professor Mário Cardoso.

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter