• Clique Aqui
  • Clique Aqui

,

Almir Gabriel deixa legado de obras


O Governo do Pará decretou, nesta terça-feira (19) luto oficial de sete dias por conta do falecimento do ex-governador Almir Gabriel. O político deixa um legado de forte relevância para o desenvolvimento do Estado. Projetos Tramoeste e Luz no Campo; novo aeroporto internacional de Belém; reformulação da orla do Maçarico (Salinópolis); reforma e construção de 900 escolas; conclusão do Hospital de Clínicas; interiorização da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) estão entre as obras realizadas durante seus dois governos.
Foi durante sua gestão também que foram abertos e asfaltados mais de quatro mil quilômetros de estradas troncais e 20 mil quilômetros de estradas vicinais; o projeto Feliz Lusitânia, que mudou apaisagem do centro histórico de Belém; a Macrodrenagem da Bacia do Una; recuperação do Forte do Presépio e da Santa Casa; construção da Estação das Docas, do Planetário do Pará, doEstádio  Olímpico do Pará, do Parque da Residência e da Alça Viária.
INÍCIO
Aos 17 anos, com a perda do pai, Almir passou a dividir as horas de aula e os deveres de classe com o balcão da loja dele, em Castanhal. Àquela altura, já era um dedicado estudante de medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde se formaria anos mais tarde. Tornou-se cirurgião dos mais respeitados e compromissado servidor público da saúde.
Foi diretor do hospital Barros Barreto e também atuou na Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde. Um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB),foi secretário de Saúde e, depois, de Segurança no segundo governo Alacid Nunes. Foi prefeito de Belém, senador constituinte da república, candidato a vice-presidente do Brasil, e, por duas vezes consecutivas, governador do Estado (entre os anos de 1995 e 2002).
Sem mandato político há seis anos e filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Almir Gabril vinha enfrentando diversas internações médicas nos últimos meses. Um dos seus últimos atos, no início deste ano, ainda em casa, onde gostava de cultivar flores – especialmente as orquídeas –, ocorreu um reencontro com o atual governador, Simão Jatene, amigo de longa data.
Dias antes, Almir havia recebido, também em casa, o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Na ocasião, fotos publicadas na internet chamaram a atenção do público para a aparência do ex-governador, que mostrou-se muito magro e abatido. Casado com Raquel Gabriel, Almir deixa os filhos Almir José, Haifa, Sâmia e Marcelo, frutos do primeiro relacionamento com Socorro Gabriel.
(Agência Pará)

Criado em © 2011
Desenvolvido por. Bruno Tavares | brunoperfectt@live.com

Twitter